quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cosplay

Cosplayers de Uzumaki Naruto e Hatake Kakashi, ambos da série de manga e anime Naruto
O que é o cosplay?

Essa é uma boa pergunta...
A resposta directa é: (fui buscar à wikipédia - plus uma tradução/adaptação feita por mim que português do brasil não é a minha língua xD)

Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagens", e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português, embora já conste de outras bases, refere-se a uma atividade lúdica praticada principalmente (embora não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcionado, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

A minha interpretação do cosplay: (isto não é uma explicação, é o que sinto e penso sobre o cosplay em si)

Cosplay é no fundo uma interpretação. Está-se a interpretar uma personagem, parecida ou não com quem somos e o que se pretende é ser o mais realista possível. Para se ser realista tem de se interpretar um mínimo a personagem e ao mesmo tempo ser convincente ao fazê-lo, não é só um bom fato e bons acessórios que fazem um bom cosplay. Para mim um bom cosplay é um cosplay que mostra amor pela personagem e não é feito só por fazer, já vi gente que todos dizem ser fail ou COSpobre e eu não pensar assim porque me parecem 100x mais autênticos do que outros que tinham tudo correcto. Porque no fundo os que tinham piores fatos mostravam-me amor pela personagem e humildade ao terem coragem para se auto-criticar e sair à rua com fatos que poderiam ter ficado bem melhores. Muitas vezes os ditos "bons" cosplayers são pessoas que gostam dos fatos e os fazem ou compram apenas por serem os fatos e não pela personagem em si... atenção, isto não é uma crítica ás escolhas de ninguém, é apenas uma opinião! Em suma o que mais gosto no cosplay é a interpretação da personagem.



A história do cosplay: (também adaptado e retirado da wikipédia)

Originalmente conhecido como masquerade, o cosplay não foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atracções próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e banda desenhada/comics americanos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenómeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão nas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets de Tokyo (criadas em 1975), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e realiza-se regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se dos seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com estes produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japones tornou-se popular no mundo inteiro, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré-existentes.

Cosplay em Portugal:

Como muitos de vocês saberão, a comunidade do anime e manga em Portugal é bastante grande, ainda que não se compare à que existe em outros países europeus. É interessante ir a eventos e ver os cosplayers (sim, eu sou só uma wannabe), mas ver os fatos por vezes não é suficiente xD

Cosplayers portugueses: (ou cosplayers portuguesas, creio que será mais correcto denominá-las assim pois escolhi apenas raparigas -stupid me-)

Nota: As fotos apresentadas são autorizadas e os nomes indicados em caption são os dos users de deviantArt das pessoas em questão.

Cosplayer: Cat-sama
Yuuko from xxxholic
Cosplayer: Cat-sama
Euphemia li Brittania from Code Geass
Cosplayer/Crossplayer: DLKopriva
Tamahome from Fushigi Yuugi
Cosplayer/Crossplayer: DLKopriva
Luka Megurine from Vocaloid
Cosplayer: Lenore-Eeva-Leena
Sheryl Nome from Macross Frontier
Cosplayer: Lenore-Eeva-Leena
Queen Esther Blanchett from Trinity Blood
Cosplayer: AliceChainB-Rabbit
Rei Miyamoto from High School of the Dead
Cosplayer: AliceChainB-Rabbit
Alice from Pandora Hearts
Cosplayer: MirianRose
Miku Hatsune from Vocaloid
Cosplayer: MirianRose
Stocking Anarchy from Panty and Stocking with Gaterbelt
Cosplayer: KonCookie
Sakura from Cardcaptor Sakura
Cosplayer: KonCookie
Vivaldi from Alice in the country of hearts
Cosplayer: Gaaaooo
Rachel Alucard from Blaz Blue
Cosplayer: Gaaaooo
Miku Hatsune from Vocaloid
Cosplayer: LadySaori
Ciel Phantomhive from Kuroshitsuji
Cosplayer: LadySaori
Len Kagamine from Vocaloid

Opiniões sobre cosplay: (dadas por cosplayers e apreciadores de anime via facebook)

Yate Ryu: Eu vou ser cincero, para mim o cosplay e' uma forma de mostrar o seu amor pelo anime, tal e qual como existem pessoas que se vestem de igual ou parecido a's bandas que gostam, coisas assim desse genero, eu nao sou contra, muito pelo contrario eu sendo um cosplayer (ainda novato) gosto do que fac,o e ainda por cima a maior parte das pessoas fazem os seus proprios fatos, o que mostra ainda mais dedicac,ao para com algo que gostam.

Ricardo Moreira: Quando o cosplay está bem feito e a pessoa está "dentro" da personagem okay... Ou quando há alguns cómicos também é kewl.

Raquel Cupertino: Apesar de não fazer cosplay admiro muito quem o faça, muitas vezes está tão perfeita a caracterização que por muito que nao vejas animes tu ficas extasiado, agora para nós que vemos ainda melhor. Admiro quem o faça e tenta sempre melhorar. É praticamente uma arte. e respeito quem o faça =)

Catarina Ribeiro: Concordo com a Raquel, eu também admiro imenso as pessoas que fazem cosplay e quero um dia vir a experimentar também! Ao se fazer isso, na minha opinião, estamo-nos a libertar de "nós mesmos" e a entrar num outro mundo, neste caso no mundo do anime. Um mundo que nos deixa feliz e entusiasmados, algo que está presente na nossa vida e que é uma escapatória temporária dos nossos problemas. Quando alguém faz cosplay faz por que gosta daquilo que está a fazer, logo o sentimento que se encontra presente é a felicidade, o orgulho, o entusiasmo, a simpatia, a união! O cosplay bem feito deixa qualquer pessoa espantada, mas temos de ter em conta que não é fácil e essas pessoas deveriam sentir orgulho em si mesmas!

Dark Kurayami: Cosplay em si. Bem eu gosto ver a dedicação pessoas fazem com o seu cosplay, mesmo que possa aparecer como algo muito insignificante o que foi feito (depende de possa para pessoa, uma coisa facil para um pode ser dificil para outro e vise versa).
Tambem como a pessoa fica a fazer mesmo o papel do personagem (que as vezes nao é fácil, quando estamos em boa companhia so da para rir mais quando temos mesmo tentar ficar com ar serio (faz tirar fotos as vezes demorar um pouco xD)).

Cosplay é dar vida ao personagem, quando vejo um de uma serie que gosto. Ficou omg x3
Happy. xD

Mariana Serra: Eu descobri cosplay desde muito pequena, só não lhe dava nome e achava-o fantástico. O sonho de andarmos vestidos como desenhos animados >w< Bem só cerca dos 12 anos é que descobri convensões cá em portugal (foi mais ou menos nessa altura que comecei a pesquisar o que era realmente o anime, independentemente de sempre ter gostado). No início estava bastante motivada para o cosplay, só tinha vontade de apostar o máximo nesse ambiente e conhecer mais gente. Sinceramente após algumas convensões fiquei cada vez mais desiludida. Embora fosse uma comunidade algo mais aberta e na qual conseguiamos arranjar desculpas nos fatos para meter conversa e conhecer gente nova comecei a notar uma competitividade qye me desagradou muito. Depois tive algumas experiências más de difamação e fiquei muito chateada com o mundo do cosplay. para mim cosplay é ter a oportunidade de viver um sonho, poder ser a personagem que queremos num dia maravilhoso, partilhado com pessoas com os mesmos interesses! Se uma pessoa tem oportunidade de fazer um grande cosplay com vestidos caríssimos bom para essa pessoa, melhor ainda se for ela a fazê-lo (e admiro muito essa gente) mas o espírito crítico e competitivo cresce para o lado errado. Vejo muita gente a criticar sem sequer querer saber dos próprios cosplayers.
Pessoalmente tento arranjar um fato o mais fiel possivel mas se me falta um pormenor que não consegui arranjar por uma ou outra razão não vou fazer um drama. Irrita-me mais as pessoas que vestem fatos só para dizer que sim do que aquelas que só conseguem arranjar o chapé e fazem tudo para se divertir com ele.
Felizmente tenho conhecido mais gente que não é tão competitiva, sei que há mais gente que defende a minha visão do cosplay, deve ser divertido sobretudo para a pessoa que o pratica e uma boa desculpa para conhecermos omónimos das nossas fandoms xD.
Para mim o mais divertido é mesmo fazer cosplay com os amigos. Podemos parecer o quão estúpidos nos aptece, fazer teatro com as nossas personagens no meio da rua e que nos chamem de tudo mas nada interessa por que nos estamos a divertir mais do que nunca, em grupo e de espírito leve!

Diana Máximo: Eu adoro cosplay apesar de não o fazer. Gosto de ver o esforço das pessoas ao fazerem os próprios fatos e depois entrarem na personagem.

Rute Trindade: Faco cosplay esporadicamente. Acho extremamente divertido criar novos personagens, e fazer-me passar pelas velhas. E claro, a parte de ir as compras para o fato e sempre espectacular. As minhas inspiracoes de cosplay sao Alodia Gosenfiao, Vampy Bit Me e Leonor Grácias tambem e uma boa referencia, especialmente nacional.

Mé Araújo: Cosplay é uma forma de nos expressarmos, a sociedade onde vivemos não aceita muito bem, mas o cosplay é otimo para cortar a rotina do dia-a-dia, podemos ser quem quisermos, sem deixar de sermos nós próprios :D

Báh Raccoon: O cosplay é uma maneira de encarnar as nossas personagens favoritas, é trazer ao real uma personagem animada, é entrar na pele de uma personagem não animada, é criar personagens originais, é fazer o que mais gostamos, é criar laços de amizade e carinho com outros cosplayers, é diversão, é não deixar as outras pessoas que não compreendem criticar-nos e deitarem-nos abaixo, é dizer "Eu sou cosplayer e tenho orgulho de mim, porque pelo menos eu gosto do que faço!". Cosplay FTW!

Marcelo Teixeira: O cosplay é um mundo que a sociedade poe de parte. Somos cosplayer porque gostamos do que fazemos e nos identificamos numa personagem. Não somos como a sociedade que é, faz e pensa aquilo que acha correto se pensar sem saber o que faz ou perceber quem é.

Haruse Shizu-chan Heiwagima: O cosplay é uma forma de darmos vida às nossas paixões do anime, e de tornarmos realidade algumas coisas que gostaríamos ver nos animes, e nunca chegamos a ver. O cosplay é uma forma de ser livre ^^

(chegadas via deviantART)

KonCookie: O cosplay tem muitos aspectos por isso seria impossível falar de todos!
Mas na minha opinião é um bom hobby. ^^
Acho que é algo que nos torna… versáteis?
O ter que descobrir “como é que vou fazer isto? E aquilo? E onde é que vou arranjar isto?”
O cosplay torna-nos um faz tudo!
Temos de estilizar perucas, tratar da maquilhagem, fato, acessórios, skit, fotografias? (…)
Eu quando me iniciei dei por mim a aprender a costurar coisas que nunca sonhei fazer e descobri uma paixão!
Para mim é sobretudo uma forma de homenagear algo que gosto, uma personagem, uma história, todos os trabalhos que faço têem um significado para mim.
É poder dar um toque pessoal aquilo que admiramos
No fundo é quase como durante aquele bocadinho (nem que seja em palco) tornar uma coisa que admiramos em algo real!
Independentemente de todos os aspectos negativos (sim que também os tem) e dos positivos (que para mim são os que me levam a pratica-lo) para mim trata-se de dar um pouco de cor, a um mundo que às vezes é tão cinzento : )
É sermos o herói da história, nem que seja só naquele dia ou então ser o mau da fita!

MirianRose: Sobre cosplay, eu acho que é uma actividade muito divertida e criativa para todos

DLKopriva: Cosplay é um hobby. Pessoas levam-no demasiado a sério. É verdade que sempre é bom ver algum cosplay perfeito, mas desde que te divirtas é o que importa! O fato nem sempre tem de ser igual ao de personagem. Quando o fazes, adiciona alguns detalhes, tecidos, etc. para ficar ainda melhor! Cosplay consiste em criatividade e diversão. Não importa quanto bom é teu fato. Se não te estás a divertir, serás um/a pessimo/a cosplayer. Cosplay NÃO é uma competição, mas uma paixão. :3

Gaaaooo: Eu acho que é uma forma de poder acreditar em nos próprios, nos fazemos cosplay de alguem que usualmente nos identificamos, e nos sentimos bem. É o outro lado do espelho de nos próprios. Sim claro também divertimos por conhecer outras pessoas, apreciar outros fatos e até aprender novas técnicas e métodos.

AliceChainB-Rabbit: -- O que é o cosplay?
Para mim, cosplay é encarnar uma personagem. Não é apenas usar um fato, uma peruca e acessórios, pois isso não 'chega'; é necessário que seja complementado com a tua maneira de agir e falar. É isso que dá vida ao personagem de que estás a fazer cosplay, e é isso que me atrai neste hobby.

-- O que acho da comunidade
Sinceramente, acho que poderia ser melhor e mais unida. Só me juntei a ela em 2009 mas, pelo que vejo, há muitas 'diferenças' e algumas pessoas não se dão com outras. Gostava que isso mudasse, e que todos fossem 'amigos'.

Cat-sama: Para muitos o cosplay é sinónimo restrito de pessoas vestidas de forma estranha e invulgar, para nós cosplayers é encarar as personagens o melhor possível, para mim é mais que uma paixão!

Neste particular mundo juntam-se as pessoas com a mesma paixão formando uma comunidade unida e forte característica da esquisitisse de adorar desenhos animados entre outras séries mesmo tendo 50 anos até ao ponto de elaborar fatos e formar apresentações em palco!

Encarar uma personagem implica dinheiro, tempo e principalmente paciência. Como qualquer hobbie, muitas das vezes vemos isso como um sacrifício que vale muitas vezes a pena! E temos vergonha do cosplay? Não!

Sem comentários:

Enviar um comentário